Autor tinha 68 anos, e morreu na última sexta feira
Divulgação |
Morreu Akira Toriyama, autor de Dragon Ball e outras obras famosas do mundo geek. O mangaká morreu aos 68 anos na última sexta-feira (01/03), devido à uma hemorragia subdural, que é o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
A informação foi confirmada pela equipe do artista, em nota oficial nas redes sociais.
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
"Lamentamos que ele estivesse com trabalhos ainda em criação, com muito entusiasmo. Além de que ele teria muito mais a realizar", diz a nota.
Além da saga de Dragon Ball, o autor foi responsável por muitas outras obras de sucesso, como Sand Land, que recebeu adaptação em anime recentemente, e Dr. Slump.
Amigos de profissão lamentam a morte de Toriyama
A morte de Akira Toriyama foi comentada por outros mangakás famosos no mundo dos quadrinhos japoneses, como Eiichiro Oda, autor de One Piece, Masashi Kishimoto, de Naruto dentre outros que se inspiraram e eram próximos de Toriyama. Confira algumas das declarações desses autores:
Eiichiro Oda
"A tristeza toma conta de mim quando penso que nunca mais o verei. Eu o admirei muito desde que eu era criança. Eu me lembro do dia ele me chamou pelo nome pela primeira vez, no caminho de casa e no mesmo dia em usou a palavra "amigo" para mim e o Kishimoto-san.
Lembro-me também do dia em que todos fizemos uma grande festa juntos. Também me lembro da última conversa que tivemos. Fui um daqueles que pegou o bastão desde a época em que ler mangá fazia você parecer um idiota, e criou uma era em que adultos e crianças podem gostar de ler mangá. Ele me mostrou seu sonho, de que o mangá pode fazer essas coisas. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá podia alcançar o mundo inteiro. Foi como assistir a um herói avançando."
Masashi Kishimoto
"Eu cresci com seu mangá, Dr. Slump, nos anos iniciais do ensino fundamental, e Dragon Ball, nos anos seguintes. E foi natural para mim ter seu mangá como parte da minha vida. Mesmo quando eu estava tendo um dia ruim, os capítulos semanais de Dragon Ball me faziam esquecer disso. Como um garoto
do interior, sem muita coisa, isso foi um alívio para mim. Eu realmente gostava muito de Dragon Ball, quando era estudante universitário! De repente, a série que fazia parte da minha vida há tantos anos chegou ao fim. Senti uma tremenda sensação de perda e não sabia o que esperar. Mas, ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para eu compreender verdadeiramente a grandeza do mestre que criou Dragon
Ball. "Quero criar um trabalho como o dele! Eu quero ser como ele!" E conforme segui seus passos para me tornar um mangaká, a sensação de perda desapareceu. Foi porque eu gostei de fazer mangá. Ao segui-lo, consegui encontrar um novo prazer. Ele sempre foi meu guia. Eu o admirei. Posso estar incomodando-o com essas palavras, mas sou grato a ele. Para mim, ele era verdadeiramente o Deus da salvação e o Deus do mangá."
Rest in peace, legend. 🕊️🐉
— 𝗞𝗶𝘀𝗵𝗶𝗺𝗼𝘁𝗼 岸本斉史 (@kishimotomasshi) March 8, 2024
Akira Toriyama 鳥山 明 • 1955 - 2024 pic.twitter.com/WveAca8ksV
Departamento Editorial da Shueisha
"Akira Toriyama, que publicou muitos trabalhos nas revistas JUMP, faleceu. Nós da Shueisha e do departamento editorial estamos profundamente tristes com a notícia repentina de seu falecimento. Os mangás que ele desenhou, como 'Dr. Slump', 'Dragon Ball', 'Sand Land' e muitos outros foram lidos e amados em todo o mundo, transcendendo as fronteiras nacionais. Seus personagens fascinantes e seu senso de design avassalador influenciaram muito muitos artistas e criadores de mangá. Gostaríamos de expressar-lhe a nossa gratidão pelas suas grandes conquistas e rezar para que a sua alma descanse em paz."
O velório de Akira Toriyama já foi realizado, em cerimônia para amigos e parentes próximos. A família pediu respeito, e não devem receber flores, presentes de condolência, visitas e não devem ser chamados para entrevistas na imprensa.
Akira Toriyama nasceu na cidade de Nagoya, em 1955, e vivia em Kiyosu, na província de Aichi. O primeiro mangá criado por ele foi Awawa World, no ano de 1977. Porém, o título nunca foi publicado comercialmente.
Três anos depois, após ter publicado Wonder Island e outros one-shots, começa a escrever Dr. Slump em 1980, a primeira obra de sucesso do autor. A história tem como protagonista Arale, uma garota que recebe a visita de várias criaturas, como os alienígenas.
A partir de 1984, começa a escrever Dragon Ball, sucesso que foi publicado pela primeira vez em 3 de novembro de 1984. Após o fim da história, em 1995, diversos spin-offs, jogos e outras mídias foram criadas para a saga.
Recentemente, a obra teve um novo anime anunciado, com previsão de estreia para outubro de 2024.
Prestamos nossas condolências à amigos, familiares e à toda legião de fãs conquistados pelas obras de Akira Toriyama.
Fontes: Página Oficial de Dragon Ball, Omelete, Twitter (1,2,3)