Decisão encerra greve que durou quase 150 dias
Los Angeles Times/Getty Images |
O sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos ratificou novo acordo da categoria nesta segunda-feira (09). A decisão encerra a greve que durou quase 150 dias, e que causou adiamentos e cancelamentos de séries na TV e streaming.
O acordo foi ratificado com 99% dos votos da categoria, e passou a valer a partir de 25 de setembro. O novo contrato entre a categoria e os estúdios deve valer até 1° de maio de 2026.
A decisão, segundo a Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, garante direitos de pagamentos residuais à categoria. Outro ponto garantido é o não uso de Inteligências Artificiais, as IAs, nas produções.
Diversas produções como a quinta, e última, temporada de Stranger Things e outras séries voltaram a serem produzidas. Porém, ainda não devem ser gravadas devido a Greve dos Atores, que ainda continua. Nos últimos dias, a categoria vem tentando entrar em um novo acordo com a Association of Motion Picture and Television Producers para por um fim na situação, que teve início em julho.
Fonte: Omelete